Amapar participa do Encontro de Lideranças do Queijo Minas Artesanal e Novos Gestores
Realizado pelo Sebrae e Aprocer, com apoio da Amapar, foi realizado no dia 09 de Dezembro, o Encontro de Lideranças do Queijo Minas Artesanal e Novos Gestores. O evento aconteceu no momento em que o queijo mineiro celebra a elevação do título de Patrimônio Imaterial pela Unesco, valorizando os modos de produzir essa iguaria em várias regiões do estado.
o Cerrado é a maior região produtora de queijo minas artesanal em Minas Gerais. A região é responsável por mais de 30% de toda a produção do estado, com mais de 9,5 mil toneladas por ano. O queijo do Cerrado possui uma identidade única, devido às características do clima, solo, água, e ao tipo de animais criados na região. Em agosto de 2023, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu o queijo do Cerrado como Indicação Geográfica (IG).
Foi pensando em valorizar e explorar todas as potencialidades da produção do Queijo Minas Artesanal do Cerrado, que o Sebrae e Aprocer reuniram futuros gestores municipais em busca de ações para o desenvolvimento do setor. Na oportunidade foram elencadas algumas ações para: mapear produtores de queijos da região; incentivar a certificação de queijarias; promover a divulgação do Queijo do Cerrado em feiras e eventos; desenvolver o turismo através da Rota do Queijo; além de outras ações, que devem contar com apoio dos municípios incluídos na região do Queijo Minas do Cerrado.
A Amapar reitera seu apoio à produção do Queijo Minas Artesanal do Cerrado, auxiliando os gestores e apoiando as iniciativas de fomento do setor e valorização da história e da tradição na produção de queijos na região.