Notícias

Coromandel celebra os 88 anos do poeta Goiá- Festival que leva o nome do artista acontece em fevereiro

“Goiá, do Coró, nas Minas, para o mundo. Sua obra vive!” Se o Poeta Gerson Coutinho da Silva (Goiá) estivesse vivo, estaria completando na última quarta-feira (11/01) 88 anos. O compositor nasceu em Coromandel/MG no dia 11 de janeiro de 1935. Filho do senhor Celso Coutinho da Silveira e dona Margarida Rosa de Jesus, Gerson ganhou uma gaita do pai e que o acompanhou por muitos anos até, então, conseguir um violão.

Generoso e com pouco apego à propriedade intelectual, muitas vezes, compartilhava a autoria de suas canções com quem estivesse do lado, sem exigências ou critérios. O Poeta deixou cerca de 800 composições criadas (sozinho e em parceria). Apesar de ter frequentado apenas 8 meses de escola em sua infância, era um leitor voraz e mostrou uma musicalidade nos versos típicos dos grandes Poetas do Brasil, pois escrevia com maestria e dominava a Língua Portuguesa.

Com apuro técnico, sonoridade e beleza simbólica nas canções, Goiá exaltava a natureza, a nostalgia do passado, o amor pela mãe, a admiração pelas pessoas simples e os causos da sua terra natal. O compositor rompeu barreiras e deixou um legado que ultrapassa gerações. A Prefeitura de Coromandel através da Gestão Municipal de Educação, Cultura e Turismo promoverá a 12ª edição do Festival Canta Goiá, no dia 11 de fevereiro de 2023, a partir das 19h, na Casa da Cultura de Coromandel.

As inscrições podem ser realizadas através do e-mail: festivalcantagoia@gmail.com. O Regulamento do Festival Musical pode ser acessado pelo site: www.coromandel.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone 3841-3777 (Diretoria de Cultura), das 7h às 11h e das 13h às 17h. Artista autodidata, humilde, simples e muito, muito generoso. “Goiá, de Coromandel, nas Minas, para o mundo. Sua obra vive!”

Texto: ASCOM/Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Coromandel

Imagem: Marcelle Gonçalves

Pode ser uma imagem em preto e branco de 1 pessoa

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo