Notícias

AMAPAR e CISPAR realizam primeira assembleia de 2024

A AMAPAR e CISPAR realizaram nesta sexta-feira (16), a primeira assembleia de 2024, marcando o início da gestão dos novos dirigentes das entidades. Na pauta, diversos projetos realizados em prol do desenvolvimento dos municípios do Alto Paranaíba.

Abrindo os trabalhos, Joca Silveira, prefeito de Serra do Salitre e presidente da AMAPAR, falou sobre a continuidade de projetos da associação, enfatizando a abertura da Copa AMAPAR Oficial, que acontece neste sábado (17), às 15h, no Estádio Otacílio Mundim, em Lagoa Formosa. O torneio reúne doze equipes da região e promete muita emoção e integração dos municípios da região. Outro torneio que deve movimentar o Alto Paranaíba é a Taça AMAPAR de Futsal, que terá programação divulgada posteriormente.

Também está confirmada para 2024, a realização do Desafio AMAPAR de Mountain Bike – Alto Paranabike, que entra para a sua terceira edição. Criado com a proposta de fomentar o esporte de aventura e o turismo em nossa região, o circuito divulga os atrativos naturais do Alto Paranaíba, valorizando trilhas, cachoeiras e fazendas coloniais, além de fomentar a economia dos municípios que abrem as portas para receber competidores e visitantes.

Além do esporte, a AMAPAR segue com a realização de seus projetos permanentes na área de capacitação de servidores e os encontros das secretarias municipais, que promovem a integração e a troca de experiências entre municípios da região. Um dos eventos confirmados para este ano é a 2ª Mostra de Boas Práticas na Gestão Municipal, que valoriza as iniciativas públicas de sucesso e inspiram outros municípios.

“Nós vamos continuar incentivando e motivando o esporte no Alto Paranaíba e a gente sabe da importância da união dos prefeitos em torno dessas competições. Também vamos dar continuidade aos projetos de capacitação para os servidores dos municípios e da AMAPAR, porque a gente sabe que políticas públicas precisam estar sempre atualizadas, trazendo o melhor para os munícipes de nossas cidades. É assim que a AMAPAR vai ser conduzida durante este ano”, enfatiza o presidente da AMAPAR.

CISPAR

A pauta do CISPAR foi aberta pelo presidente reeleito, o prefeito de Presidente Olegário, Rhenys Cambraia, que abriu a assembleia com um balanço da gestão do ano de 2023.  Foram destaque, projetos como o Castramóvel, que realizou cerca de 300 castrações no ano passado e continuará percorrendo os municípios consorciados, ofertando o serviço gratuito de castração de cães e gatos.

No balanço apresentado também foram destacados as atividades do Serviço de Inspeção Municipal que em 2023, certificou dezessete novas agroindústria e recebeu a adesão dos municípios de Lagamar, Paracatu e Pirapora, que passaram a ofertar o serviço de inspeção e certificação de agroindústrias de produtos de origem animal, dando oportunidade de desenvolvimento para esses empreendimentos no mercado regional e nacional.

Outro serviço ofertado pelo CISPAR é o Licenciamento Ambiental Municipal, que encerrou 2023, com mais de 190 processos analisados, nos municípios de Serra do Salitre, Tiros, Rio Paranaíba, Carmo do Paranaíba, Guimarânia e Cruzeiro da Fortaleza. Todo resultado deste ano, veio através de parceria com o Unipam, que dispõe de equipe especializada na análise e parecer técnicos. 

Em 2024, o Cispar terá a sua própria equipe do serviço de Licenciamento Ambiental, que passou pela fase de treinamento e transição junto a equipe do Unipam, para ofertar um serviço com qualidade técnica e celeridade na análise de processos, vistorias, além de ofertar suporte técnico aos munícipios às cidades consorciadas e empreendimentos que pleiteiam licenciamentos ambientais até classe 4.

Também segue em desenvolvimento, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), para a concessão dos serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos gerados nos municípios do consórcio que aderirem ao projeto. O CISPAR foi selecionado através de edital de chamamento público, para que receber o estudo que é financiado pela Semad, BDMG e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contempla desde o diagnóstico até o apoio no processo licitatório para a concessão dos serviços de manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).

A concessão dos serviços de gestão de resíduos sólidos observa o cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê, dentre outras medidas, a extinção dos lixões até 2024, para municípios com menos de 50 mil habitantes, que é o caso de maioria dos municípios da região. Para cumprir a referida legislação ambiental, os municípios poderão fazer a gestão local dos resíduos sólidos ou aderirem ao projeto regional através de consórcios públicos intermunicipais.

Além destes, o CISPAR segue em desenvolvimento de outros projetos que em breve serão lançados nos municípios da região, dentre eles, a Apicultura Ecológica e Sustentável, de fomento à atividade da apicultura na região. Com verba do Ministério Público e desenvolvido em parceria com a Funjobi, o projeto será uma oportunidade de renda para pequenos produtores do Alto Paranaíba.

“São varias ações sendo construídas para que os municípios que fazem parte do nosso consórcio sejam beneficiados. Todos os assuntos foram deliberados de forma positiva para o crescimento de nossos municípios e da nossa região de forma igualitária, com mais efetividade e com o preço mais em conta, que é a grande finalidade do nosso consórcio”, destacou o presidente Rhenys Cambraia.  

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo