Notícias

Prefeitos da Amapar apresentam demandas da região em reunião com o presidente do Senado

Uma comitiva de prefeitos da Amapar participou na última quinta-feira (23), de agenda em Brasília com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, oportunidade em que prestaram uma breve homenagem ao senador, pela atuação em prol da criação do polo de saúde no Campus da UFV em Rio Paranaíba, com destaque para a implantação do curso de Medicina.

Em julho deste ano, prefeitos levaram ao presidente do senado a demanda pela implantação do curso de medicina, que já começa a ser viabilizado através de articulações políticas junto ao MEC. Representantes da UFV estiveram presentes na reunião, onde apresentaram um estudo feito em 2021, que sinaliza a viabilidade de instalação de cursos da área da saúde, tendo como polo de saúde Rio Paranaíba e o suporte de estruturas de saúde em Carmo do Paranaíba, Serra do Salitre e em São Gotardo.

Ainda na área da educação, prefeitos solicitaram a criação do Instituto Federal do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas (IFAN), aproveitando as estruturas já existentes do IFTM em Patrocínio, Patos de Minas e Paracatu, elevando de polo para Campus, Coromandel, Ibiá, João Pinheiro, e criando o Campus Carmo do Paranaíba e remanejando o Campus de Arinos para compor também o IFAN. O Instituto terá como área de abrangência, os municípios do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas. De acordo com o documento conjunto assinado pelos prefeitos, “por terem características próprias, do ponto de vista socioeconômico, geográfico, cultural, vocacional, dentre outras, há demanda para um Instituto que traga maior identidade local e independência na gestão e programas. Salientamos que a inclusão da ação no PPA já foi solicitada, via proposta popular no site Brasil Participativo. Nesse contexto, solicitamos especial atenção para a criação do Instituto Federal do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, com oferta de cursos em vários níveis de conhecimento (técnico profissionalizante, extensão, graduação e pós graduação), com radar na vocação das duas regiões e demanda de mercado”. 

Outra pauta apresentada pelos prefeitos é relacionada à cadeia produtiva do leite, em que pede intervenção junto à equipe econômica do Governo Federal para criação de planos de ações que valorize o mercado do leite produzido no país, incluindo restrições à política de importação desacelerada do produto.  “OAlto Paranaíba tem um grande potencial para a produção de leite com grande representação no cenário nacional. Patos de Minas, Patrocínio, Coromandel, Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíbaestão entre os dez maiores produtores de leite do país em 2019, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) divulgada em outubro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Há de se ter uma atenção especial para esse setor que representa boa parte da nossa economia gerando emprego e renda”, diz o documento apresentado.

Outras demandas regionais apresentadas incluem: habilitação da Cardiologia e Curso Medicina Privado em Patrocínio; custeio para Santa Casa de Patos de Minas e habilitação dos serviços de saúde; pavimentação da BR-352 que da cesso a Matutina e outros municípios da região; intervenção junto à Codevasf para aquisição de maquinário pesado, para obras de infraestrutura; agradecimento pela atuação do senador para consolidação de acordo no Plano de Recuperação do Estado de Minas Gerais.

Em nome dos prefeitos da região, o presidente da Amapar, prefeito de Coromandel, Fernando Breno destacou a importância das demandas apresentadas para a região, ligadas principalmente à educação gratuita, saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico. “Nós queremos agradecer mais uma vez, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por validar a iniciativa do curso de medicina em Rio Paranaíba e validar as iniciativas da Santa Casa de Patrocínio, de Patos de Minas e de Matutina e os pleitos dos prefeitos de um modo geral. Também dizer que a sua participação nessa negociação do regime de recuperação fiscal é muito importante para os municípios de Minas”, disse.

Senador eleito por Minas Gerais, Rodrigo Pacheco afirmou compromisso com as propostas individuais e regionais apresentadas. “O que for do interesse do estado de Minas Gerais, vai encontrar nesse gabinete, o absoluto compromisso de buscar resolver. Agradeço a presença de todos e vamos dar continuidade a este trabalho em defesa de nosso estado”. 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo