Notícias

AMM nas Micros: Amapar recebe 11ª edição do evento em Patos de Minas

A Amapar sediou na última segunda-feira (26),   abertura da 11ª edição do AMM nas Micros. O evento contou com a presença de prefeitos do Alto Paranaíba e outras regiões e é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Ao lado do prefeito anfitrião e vice-presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, e do presidente da AMAPAR e prefeito de Coromandel, Fernando Breno, que também é diretor regional da Associação, o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, também recebeu no evento o deputado federal Zé Vitor e a deputada estadual, Lud Falcão. Também participaram da mesa de abertura os diretores regionais da AMM no Alto Paranaíba: prefeita de São Gotardo, Denise Abadia Oliveira e o prefeito de Serra do Salitre, Paulo Giovani de Melo (Joca); e a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Gomes.

Em cada fala, os representantes municipais falaram sobre as demandas da região e as pautas municipalistas que estão em debate na Assembleia e no Congresso Nacional, bem como os pisos que estão sendo votados, o impacto da proposta de reforma tributária para os municípios, além de questões locais, como a duplicação da BR 356 e a questão energética da região.

“O projeto fortalece ainda mais o nosso compromisso de estar em todos os cantos das Minas Gerais, levando capacitação de qualidade aos gestores, servidores públicos e vereadores com foco no desenvolvimento dos municípios, por meio da melhoria da qualidade do serviço prestado à população”, reforçou Dr. Marcos Vinicius.

O presidente da AMM ainda alertou os prefeitos participantes sobre a importância de acompanhar de perto as pautas que estão sendo votadas no Congresso Nacional e que afetarão o orçamento municipal, como a reforma tributária e a questão dos pisos salariais. “Nós da AMM, cobramos de perto os deputados e senadores para que não nos prejudiquem, e eles também precisam de nós”, disse.

Para o presidente da AMAPAR, apresentar as pautas e trocar experiências é uma forma eficiente de fazer gestão pública. “Trabalhar junto com a AMM é a maneira da gente lutar em conjunto por aquilo que a nossa região e que os nossos municípios necessitam de todas as maneiras, e eu creio que esse é um evento que dá mais visibilidade pra nossa região”, disse.

O prefeito de Patos de Minas, vice-presidente da AMM, também destacou a importância da interiorização das ações da AMM. “Em um estado com 853 municípios é fundamental essa descentralização, inclusive dos eventos. E a nossa gestão liderada aí pelo doutor Dr. Marcos, a qual tenho a honra de ser vice-presidente, tem feito esse trabalho, tem feito esse evento nas regiões todas  do nosso estado que são superimportantes aqui na nossa região e em todas as outras”, disse.

A diretora regional da AMM, prefeita de São Gotardo, Denise Abadia, destaca que “é de extrema importância, visto que nos possibilita agregar valor às nossas gestões através do conhecimento, de uma visão diferenciada de cada município. Além disso, faz com que nós acreditemos em uma das maiores associações que nós temos no Brasil, que é a AMM, porque ela está caminhando conosco e se faz presente aqui, hoje, no Alto Paranaíba, os assuntos que foram  tratados todos de muita relevância”.

Para o diretor regional, prefeito de Serra do Salitre, “esse encontro foi muito valoroso pra nossa região porque AMM estar aqui hoje participando junto com a AMAPAR, trazendo os municípios e apresentando soluções para várias demandas de toda a nossa região. E a gente sabe que estando mais próximo dos municípios fica mais prático para os municípios apresentar as demandas que nós temos demanda em saúde, em rodovia, são várias e que precisam de parcerias para que a gente possa solucionar, fazer políticas públicas de qualidade para a nossa região”.

Programação técnica

Em Patos de Minas, a parte técnica do evento promovido pela AMM, na manhã desta segunda (26), apresentou aos quase 20 prefeitos presentes e dezenas de participantes a prática finalista do 38º Prêmio Mineiro De Boas Práticas Na Gestão Municipal, da prefeitura de Coronel Fabriciano, denominada “Portal do Emprego”. O case de sucesso foi apresentado pelo prefeito de Coronel Fabriciano e presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius. “Queremos incentivar os gestores a implementarem práticas que já deram certo em outras prefeituras e adequá-las para as suas realidades”, disse.

Os participantes conheceram mais sobre os produtos oferecidos pela AMM aos seus afiliados, com apresentação do Observatório AMM, a mais nova ferramenta disponibilizada pela entidade Também foram apresentadas as mais importantes pautas municipalistas, pelo consultor da CNM, Ângelo Roncalli, como a questão da reforma tributária, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2022, que aumenta em 1,5% o FPM; entre outros. Seguindo a proposta do AMM nas Micros, de oferecer palestra e curso sobre o tema escolhido por cada microrregional, em Patos de Minas, o assunto foi “Lei de responsabilidade fiscal e condutas vedadas no último ano de mandato, com o advogado Luiz André Vasconcelos, especialista em direito público.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo