Notícias

Sala Mineira do Empreendedor: Como as unidades do Alto Paranaíba têm auxiliado municípios na criação de novos empreendimentos?

As parcerias firmadas entre o poder público e as entidades privadas, sempre trazem grandes contribuições à sociedade como um todo. Em nossa região, um bom exemplo dessa relação bem sucedida é a implantação das Salas Mineiras do Empreendedor, que reúne em um mesmo ambiente, os serviços oferecidos pelo Sebrae, pela Jucemg e prefeitura municipal.

As unidades surgiram com o intuito de auxiliar as administrações municipais nas ações de fomento e apoio na criação de novos empreendimentos, bem como promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das empresas da região. Na Sala Mineira do Empreendedor, empresários locais recebem orientações para abertura de novos negócios, processos de licenciamento ambiental, acesso ao crédito, negociação com a administração pública, além de ser um caminho para simplificar e desburocratizar os processos de abertura de micro e pequenas empresas (MPE) e de microempreendedores individuais (MEIs). Outro papel importante da Sala Mineira do Empreendedor é o de capacitar empreendedores locais para o desenvolvimento de seus negócios, tornando-os mais competitivos para o mercado.

Em todo o estado já são mais de 200 Salas Mineiras do Empreendedor, doze delas na microrregião do Alto Paranaíba. As unidades estão presentes nos municípios de Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Guimarânia, Matutina, Patos de Minas, Presidente Olegário, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Serra do Salitre e Tiros.

E a atuação das Salas Mineiras do Empreendedor na região, tem sido destaque. Recentemente, as unidade de São Gotardo e Serra do Salitre receberam o Selo Sebrae de Referência em Atendimento, pela excelência nos serviços prestados. A avaliação é feita com base em sete critérios: Qualidade do Atendimento (técnica do cliente oculto), Gestão (planejamento de ações e capacitação da equipe), Ambiente de Negócios (atuação da SME para promover negócios locais), Oferta de soluções (produtos e serviços adequados às necessidades dos empreendedores), Infraestrutura, Presença Digital e Capilaridade.

O Gerente Regional Noroeste Sebrae Minas, Marcos Geraldo Alves, destaca que a Sala Mineira do Empreendedor ainda tem a vantagem de conectar os municípios com a Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae. “A partir do momento em que tem uma Sala Mineira do Empreendedor funcionando em um município, ali também se instala um ponto de atendimento do Sebrae, fazendo com que o acesso à informação, conhecimento e orientações, esteja cada vez mais próximo e acessível a quem realmente precisa”.

Visite a unidade do seu município e fique por dentro de tudo o que a Sala Mineira do Empreendedor pode fazer por você e pelo seu negócio.

Programa ALI

Reafirmando a sua presença no Alto Paranaíba e compromisso com o fomento aos empreendimentos da região, o Sebrae abre inscrições para a nova edição do Programa ALI, nas regiões Noroeste e Alto Paranaíba de Minas Gerais. Com o objetivo de aumentar a produtividade e levar inovação e transformação digital para dentro das micro e pequenas empresas, a iniciativa contempla empreendedores dos municípios de Patos de Minas, Patrocínio, Carmo do Paranaíba, São Gotardo, Paracatu, João Pinheiro e Unaí. Interessados podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 31 de janeiro, no link https://forms.office.com/r/LGb9vvG7qz.

Durante seis meses, a empresa será acompanhada por um Agente Local de Inovação (ALI), do Sebrae Minas, que identifica necessidades e aponta soluções adequadas para cada negócio. Podem aderir ao programa empreendimentos que tenham faturamento anual de até R$ 4,8 milhões, dos setores de indústria, comércio ou serviços.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo