Notícias

Em encontro com gestores da região, Secretário de Estado de Cultura fala sobre recursos da ordem de R$ 570 milhões para o desenvolvimento de projetos em Minas Gerais

A AMAPAR realizou nesta quinta-feira (09), no Centro de Convenções do Unipam, o 1º Encontro Regional das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Turismo: Desafios e propostas para o desenvolvimento de projetos e políticas públicas. Além de servidores de 53 municípios do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste de Minas, o evento recebeu a presença do Secretário de Estado de Cultura, Leônidas Oliveira e de representantes da Secretaria de Estado de Educação.

Na oportunidade foram debatidos temas como, políticas públicas nas referidas áreas, fontes de financiamento para o desenvolvimento de programas nos municípios, as experiências exitosas nas áreas de educação, cultura e turismo, o regime de colaboração entre municípios e Estado de Minas Gerais e o desenvolvimento da cultura e turismo regional, dentre outros.

O evento foi aberto pelo presidente da Amapar, prefeito de Coromandel, Fernando Breno, e pelo presidente do Cispar, prefeito de presidente Olegário, Rhenys Cambraia. Na oportunidade também foi realizada uma homenagem às mulheres da região que se destacam nas áreas da educação, cultura e turismo, seja através da atuação no serviço público, seja no desenvolvimento de projetos do terceiro setor.

O Secretário Estadual de Cultura anunciou recursos da ordem de R$ 570 milhões para o desenvolvimento de projetos para o setor de cultura e turismo em Minas Gerais. Leônidas Oliveira ressaltou sobre a necessidade de capacitação de gestores e promotores culturais para que consigam ter acesso aos recursos através dos editais abertos. O secretário informou que o estado está realizando essas capacitações em parceria com o Sebrae, para auxiliar os municípios e promotores culturais locais.

Os grupos de congado, muito tradicionais em nossa região, devem se beneficiar de um projeto que prevê a transferência direta de recursos para o fomento de ações deste que é, um patrimônio cultural e imaterial de minas gerais. Os grupos devem acessar site do Iepha (Instituto Estadual do Patrimônio histórico e Artístico) e realizar o cadastramento.

Aproveitando a presença de representantes da SECULT, a AMAPAR apresentou às autoridades presentes, o projeto Desafio Amapar de Mountain Bike, para o fomento do esporte, cultura e turismo na região, que entra para a sua terceira edição, com participação de dez cidades sede em 2023. O projeto desenvolvido nos municípios da microrregião, além do esporte, busca fomentar a cultura e o turismo com promoções de eventos que valorizam a cultura local, atrelados à competição.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo