Notícias
Tendência

Produtores de Cruzeiro da Fortaleza estão entre os vencedores do Concurso do Queijo Artesanal de Minas Gerais

Durante as comemorações do centenário de Coromandel, no dia 06 de setembro, foi realizado no município, o Concurso do Queijo Artesanal de Minas Gerais, promovido anualmente pela Emater-MG, em reconhecimento aos queijos produzidos em várias regiões do estado.

Entre os cinco vencedores da categoria Queijo Minas Artesanal, estão dois produtores de Cruzeiro da Fortaleza, que estão incluídos no território Queijo do Cerrado. Com o terceiro lugar, o produtor Donizetti Rodrigues de Almeida e em quarto lugar, Henderson Junior Teixeira da Silva, da Queijaria Herança de Minas, registrada pelo Serviço de Inspeção Municipal do CISPAR.

Recentemente, o Queijo Minas Artesanal do Cerrado obteve mais um conquista com o reconhecimento de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi). Isso significa que a região se torna conhecida como um centro de produção, valorizando ainda mais o queijo produzido em nossa região, garantindo a sua procedência e fabricação de acordo com as especificações técnicas na Região do Cerrado. Os municípios incluídos no selo de Indicação Geográfica para o queijo do Cerrado são: Abadia dos Dourados, Arapuá, Carmo do Paranaíba, Coromandel, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagamar, Lagoa Formosa, Matutina, Patos de Minas, Patrocínio, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Rosa da Serra, São Gonçalo do Abaeté, São Gotardo, Vazante, Tiros e Varjão de Minas.

O produtor José Orlando Ferreira Júnior, de Carrancas (Campo das Vertentes), foi o grande campeão do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. Já no Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas, os primeiros colocados foram Júlio Silvestre de Lima, de Carvalhos (Mantiqueira de Minas), na categoria um, e Guilherme Arantes Rosa Maciel, de Aiuruoca (Mantiqueira de Minas), na categoria dois. 

Na avaliação dos queijos finalistas, o júri técnico, composto por 25 estudiosos da produção queijeira e profissionais de gastronomia, levou em conta aspectos como apresentação (formato e acabamento), cor (uniforme ou manchada), textura (olhaduras e granulação), consistência (dureza e untuosidade), paladar e olfato (sabor e aroma) dos queijos.

O evento

O Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais aconteceu dentro da programação do centenário de Coromandel, oportunidade em que a equipe da Prefeitura Municipal fez uma apresentação sobre a história do município, enaltecendo as riquezas, a cultura do município e seu desenvolvimento ao longo desses cem anos. Além do concurso, o público se divertiu com os causos de Concessa, que representa toda nossa mineiridade e simplicidade.

O diretor técnico da Emater-MG Gelson Soares destaca que a produção de queijos artesanais teve uma grande evolução nos últimos anos em Minas Gerais e o futuro da atividade é cada vez mais promissor. A Emater-MG é uma grande parceira dos  produtores de nossa região, e através do Serviço de Inspeção Municipal do CISPAR, oferta apoio técnico para que as queijarias se adequem para o mercado e tenha oportunidade de levar seus produtos para outra regiões mineiras e do Brasil.

Na oportunidade, o presidente do CISPAR, Rhenys Cambraia assinou termo de cooperação técnica com a EMATER-MG, oficializando a parceria das instituições, para o desenvolvimento do Serviço de Inspeção Municipal, que auxilia os municípios na certificação de produtos de origem animal.

Campeões do 16º Concurso Estadual dos Queijos Artesanais de Minas Gerais:

Queijo Minas Artesanal 

1º – Orlando Ferreira Júnior (Carrancas/Campo das Vertentes)

2º – Frederico Alves Lima (Sacramento/Araxá)

3º – Donizetti Rodrigues de Almeida (Cruzeiro da Fortaleza/Cerrado)

4º – Henderson Junior Teixeira da Silva (Cruzeiro da Fortaleza/Cerrado)

5º – Inez Gomes Rosa Borges (Uberlândia/Triângulo Mineiro)

Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 1

1º – Júlio Silvestre de Lima (Carvalhos/Mantiqueira de Minas)

2º – Messias Jacinto de Barros (Alagoa)

3º – Inácio Lopes de Siqueira (Alagoa)

4º – Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)

5º – João Carlos de Carvalho Filho (Itamonte/Mantiqueira de Minas)

Queijos Artesanais de Alagoa e Mantiqueira de Minas – Categoria 2

1º – Guilherme Arantes Rosa Maciel (Aiuruoca/Mantiqueira de Minas)

2º – Gustavo José Pitta Pinheiro (Itamonte/Mantiqueira de Minas)

3º – Júlio Silvestre de Lima (Carvalhos/Mantiqueira de Minas)

4º – Carlos Henrique Cugler Lamim (Virgínia/Mantiqueira de Minas)

5º – Ademir Mendes de Andrade Primo (Alagoa/Alagoa)

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo